A Psicologia Positiva é um movimento científico, com pesquisas de estudiosos mundo afora, as quais buscam comprovar (e comprovam) que o homem pode ser mais feliz e ter uma vida que vale a pena viver.

É um ramo da Psicologia que enfatiza o que dá certo com as pessoas, suas qualidades e sobre como promover o funcionamento positivo da mente.

A Psicologia sempre auxiliou no diagnóstico e no tratamento de sofrimentos psíquicos e de transtornos mentais. Entretanto, na década de 1990, Martin Seligman, então presidente da Associação Americana de Psicologia (APA), percebeu um fator que estava sendo esquecido na missão da Psicologia: o olhar para os melhores aspectos das pessoas.

Assim, nasce a Psicologia Positiva, que foca nos motivos que fazem nossas vidas valerem a pena. Ela baseia-se na teoria do Florescimento humano, que tem como eixos o PERMA (Positive emotion, Engagement, Relationship, Meaning, Achievement.). Ainda, como espinha dorsal, analisa as forças de cartater e virtudes (teste VIA) do ser humano, como caminhos, que bem trabalhados, levam a uma vida mais feliz.