Forças de caráter? Já ouviu falar?

As nossas forças de caráter são as nossas características positivas, qualidades. Todos nós as temos e devemos usá-las para termos uma vida melhor.

O Fundador da Psicologia Positiva, Martin Seligman junto com Christopher Peterson e um patrocinador, desenvolveram um enorme projeto (2001-2004) com uma pesquisa de mais de 53 nações, culturas e filosofias diferentes no mundo para identificar virtudes em comum.

Esse projeto tem o nome VIA character. (VIA: Values in action). Foram identificadas 6 virtudes comuns a todos: Sabedoria, Coragem, Humanidade, Justiça, Temperança e Transcendência e a cada virtude dessas, distribuem-se as forças de caráter, que cuja prática levam a elas.O Nome caráter não tem a ver aqui com juízo de valor, de comportamento, como ouvimos dizer que tal pessoa é “mau-caráter”, aqui refere às características, o que caracteriza a pessoa.

Quando identificamos nossas forças, a exploramos e a usamos, fortalecemos essas virtudes e assim temos uma vida mais plena, satisfatória e feliz. Por exemplo, se a força “apreciação da beleza” é forte em você, você é do tipo que gosta das coisas belas, que aprecia uma flor da natureza e através dessa apreciação você percebe que algo maior está presente ali, algo que transcende o momento, por isso essa força é uma das vias para a virtude da Transcendência.

Não sei se você notou, mas eu disse que essa força poderia ser forte em você. Como assim, forte? O fato é que existem forças que você usa mais e outras que usa menos. Há um ranking de intensidade das 24 forças de caráter na sua vida. Para saber, você pode fazer um teste no site do VIA. Com o teste, podemos descobrir nossas forças de assinatura, que caracterizam a nossa essência. Por exemplo, a minha força número 1 é a Espiritualidade, que faz parte da virtude da Transcendência. Eu expresso essa força bastante, pois sinto que faço parte de um todo maior, com um propósito.

Nos meus processos de Coaching e nos meus programas de desenvolvimento humano (Casar vale a Pena, meu Lugar na Vida) eu aplico esse teste e trabalho com as forças para equilibrar o seu uso e potencializar o que você tem de melhor para que assim você possa ser mais feliz! Vamos começar?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *